Número total de visualizações de páginas

domingo, julho 01, 2018

AS DOMÉSTICAS DELA E A IMPORTANCIA DA BUROCRACIA WEBERIANA

Ponto prévio: assunto de empregadas domésticas sempre deixei com a dona de casa, sendo a ela que recorro para reclamar sobre serviços e produtos prestados de forma deficiente.

Todas as formações, por menos coesas ou prolongadas que sejam, têm sempre algo de novo e de bom. A frequência, em 2014, de um MBA e Mestrado em Administração de Empresas, com Foco em Pessoas, tem me levado a ter a administração da casa como o meu pequeno laboratório de reflexão e ensaio.
Noto, agora mais atento aos modelos de administração moderna, que, volta e meia, a senhora está a reclamar das empregadas que voltaram a errar ou a incumprir um procedimento já corrigido ou deixaram de fazer uma rotina já habitual. E lá surge ela, dona de casa, com os bilhetinhos às suas contratadas.
Tive de recitar para ela a teoria clássica de Taylor: "mulher+tarefa+máquina (equipamentos de trabalho)", a que se deve juntar uma gestora (ela ou nomear uma das duas para coordenar a actividade, atendendo assim a teoria de Henry Fayol) e organizar uma burocracia (regras e procedimentos claros para a execução das tarefas). 
Sendo que as empregadas em nossa casa vão e vêm, escusar-se-á de passar bilhetinhos todos os dias ou ter de reexplicar tudo àquelas que venham a ser contratadas no futuro.
Para ensaiar a teoria de M. Weber, eu mesmo comecei por redigir uma burocracia: "Antes de ligar a electro-bomba verifique se todas as torneiras estão fechadas". Até os filhos acataram.
Para dar sequência, vou anotando as rotinas e descrevendo os passos da sua execução. O próximo passo será pauta-las e instituir um "caderno de ocorrências" onde serão registadas todas as anomalias e recomendações entre a contratante e as contratadas.
Sendo o exercício da autoridade formal e seu cumprimento diário, uma das características da administração moderna, torna-se também necessária a gestão da pontualidade, a tipificação (em burocracia) dos deveres e direitos entre as partes, bem como as penalizações e compensações.
Basta um olhar atento para se chegar à conclusão de que a tomada de decisões sobre "Planear, Organizar, Executar e Controlar" começa em casa.

Publicado pelo jornal Nova gazeta a 5 de Abril de 2018

Sem comentários: