Em conversa ocasional e circunstancial com um dos meus Mussund'amigos acabámos por abordar certa comunicação "fundada no negacionismo" ou "comunicação negativa" feita por algumas instituições.
Afinal o quê que as pessoas mais gostam?
_ Permissões ou proibições?Que tal se dissermos, a título de exemplo:
_ Atravesse sobre a passadeira em vez de "não atravesse fora da passadeira"?
_ Aproveite a segurança das passagens superiores em vez de "não atravesse sobre a plataforma da via"?
_ Vandalizar bens públicos dá em cadeia em vez de "não vandalize bens públicos"?
Dir-me-ão, alguns, que, feitas as contas "a mensagem é a mesma". Há, todavia, um efeito psicológico a ter em conta. A forma como formulamos a ideia e influencia no alcance da mensagem o seu acatamento. É que o ser psicológico está mais talhado para acatar as permissões/ofertas do que as negações.
As frases positivas e afirmativas geralmente são mais bem acatadas do que AS frases negativas ou proibitivas. Isso ocorre porque as frases positivas são percebidas como mais encorajadoras e motivadoras, criando uma abordagem mais colaborativa e receptiva. já as negativas ou proibitivas tendem a ser percebidas como críticas ou limitantes, o que pode gerar resistência ou desmotivação.
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