Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, junho 17, 2024

CONFINAMENTO DE CALULO É CULPA DA NÃO ASFALTAHEM DA VIA QUILEMBA-CALULO

 Até que ponto a não asfaltagem da rota São Pedro da Quilemba-Calulo-Quibala
levou ao confinamento da sede do Libolo?

A falta de asfaltagem da via São Pedro da Quilemba-Cabuta-Calulo-Quibala, a construção de outra ponte próximo de Cambambe (Kyamafuku), e a presença da Estrada Nacional 120 (EN120) tiveram um impacto significativo no confinamento de Calulo e no desvio do tráfego automóvel para a nova via. Vamos analisar cada um desses factores:

1. Não asfaltagem da via São Pedro da Quilemba-Cabuta-Calulo-Quibala:
- Impacto: A ausência de asfaltagem torna a estrada menos atractiva para o tráfego automóvel, especialmente durante a estação chuvosa, quando as condições da estrada se deterioram rapidamente. Isso leva os motoristas a buscar rotas alternativas que ofereçam melhores condições de viagem e maior segurança.

2. Construção de outra ponte próximo de Cambambe (Kyamafulu):
- Impacto: A construção de uma nova ponte próximo de Cambambe fornece uma alternativa mais moderna e mais conveniente para cruzar o rio Cuanza. Isso redireccionou o tráfego que anteriormente utilizava a Ponte Filomeno da Câmara, reduzindo a quantidade de veículos que passavam por Calulo.

3. Estrada Nacional 120 (EN120):
- Impacto: A EN120, sendo uma estrada principal e asfaltada, oferece uma rota mais rápida e eficiente para motoristas que viajam entre Luanda e o interior do país. Isso atrai o tráfego longe da antiga rota que passa por Calulo, confinando a cidade e reduzindo o seu fluxo de visitantes e actividades económicas relacionadas ao transporte.

Consequências para Calulo:
- Isolamento Económico: Com menos tráfego automóvel, Calulo experimenta uma redução no comércio e na atividade económica, já que menos pessoas passam pela cidade para negócios ou transporte de mercadorias.
- Desenvolvimento Lento: O desenvolvimento de infraestruturas e serviços pode ser mais lento em Calulo devido à diminuição da sua importância como ponto de trânsito.
- População Local: Os residentes enfrentam desafios adicionais relacionados à conectividade e ao acesso a serviços e mercados fora da cidade.

Esses factores combinados contribuíram para um desvio de tráfego e actividades económicas para a nova rota mais conveniente e moderna (entretanto distante), resultando no confinamento de Calulo em termos de tráfego e desenvolvimento económico.

É por essas e outras razões que temos advogado a asfaltagem da via que liga Calulo ao Dondo, passando por Cabuta, sobretudo agora que as duas localidades (Calulo e Cabuta) configurarão o novo município separado de Munenga e Quissongo que serão elevados de comunas para municípios de acordo à Nova Divisão Política e Administrativa de Angola (NDPA), em debate no Parlamento angolano.

Dados disponíveis na bloguesfera apontam que a Ponte Filomeno da Câmara foi "mandada erguer" em 1932 e homenageia Filomeno da Câmara de Melo Cabral que foi, por duas vezes, governador-Geral de Angola nos períodos 1918-1919 e 1929-1930.

Sem comentários: