Muitas vezes fui abordado, por cibernautas e
amigos reais, por que adoptei o pseudónimo literário de Soberano Canhanga?
Quanto à minha origem materna já escrevi e
expliquei. Faltava o lado paterno, pouco divulgada nos meus escritos.
A minha mãe (Maria Canhanga) conta que o meu
avó Ñana Muryangu (Fernando
Ndambi como ficou registado no civil) era procedente de Karyangu, aglomerado
populacional que conheci aos 39 anos.
- Kukwi mungwa mbonge Yaryangu!- Diz sempre
que questionada sobre o assunto (vosso
avô era procedente da sede de Kariangu).
Lendo http://francismundo.comunidades.net/origem-dos-kibala-1sintese (01.02.2017), sobre a origem e alguns ritos dos povos
Kibala, chegei a algumas conclusões, não pouco importantes, sobre aquele que
terá sido Fernando Ndambi, bem como algumas práticas por ele evidenciadas.
Vejamos:
“Sempre
que um homem tomava uma mulher, era aconselhado ir viver num outro ponto do
território para terem filhos e formar uma família lá, criando tribos e clãs com
o prepósito de expandir o reinado de kipala o “Ñana Inene” e o seu povo.
Não há evidência de que este povo era tributário há um determinado reino”...
O Meu avô, já em terceiras núpcias, abandonou
o seu homeland e migrou para a região de Kuteka, onde já tinha alguns
parentes também eles migrados. Mas não se juntou na comunidade parental.
Procurou um sitio com mata serrada e água abundante, atraindo caça, local
propenso ao desenvolvimento de uma agricultura que propiciasse boas colheitas.
Ao rio Kitumbulu, que encontro sem peixe, fez questão de povoar, pescando no
Sangana e descarregando os peixes à montante do Kitumbulu.
“...
Kipala Kia Samba teve 15 filhos, dos quais seis (06) eram com sua primeira
mulher “Nzumba Muriango, muñambo-a-Čipala”. Cada filho ía tomando a
sua mulher conforme os rituais e a levava já concebida a uma outra terra para
formar a sua família... Depois da morte de seu marido passou a ser chamada de
Nzumba Čipala (Nzumba Epala), fazendo papel de rainha”...
O sobrenome Muriangu que configurava o título
nobilístico de meu avô, indicia ter
descendido directamente da linhagem de Nzumba Muryangu ou Nzumba-Epala
(Nunba-esposa de Cipala). Pois o título nobilístico de Ñana Muryangu, nunca viria do nada e jamais lhe seria atribuído e
reconhecido, se não fosse do grupo dos herdeiros de Cipala kya Samba saídos do
ventre de Zumba Muryangu.
Portanto, sou um libolense, de Kuteka, onde
meu avô materno, Ñana Ngunji,(Canhanga)
era o regedor (soba grande) do Kuteka (margens do Longa), e sou igualmente
descendente da nobreza de Cipala kya Samba (Kibala).
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