Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, junho 01, 2018

A COETANEIDADE ENTRE OS POVOS KUTEKA

Entre Kisama, Ndala Kaxibo e Tumba Grande (Munenga) fica a região de Kuteka, uma regedoria que atende as aldeias de Mbango, Hombo, Kiphela, Hombo e Mbanze (capital). Cada povoado tem um soba (autoridade tradicional local), sendo o "ngana" ou kañane o título do soberano. Os povos do Kuteka, oriundos de Mukongo (região do Libolo) num tempo que não ficou registado, sempre se consideraram súbditos de ngola, monarquia de Ndongo e Matamba.
Entre os púberes kuteka e não só, o termo "kibhá", corruptela do português "epá", é o designativo de homólogos, coetâneos ou da "igualhagem". E ser Kibhá não é apenas questão de desempenhar papel social semelhante ou nascer ao mesmo tempo. Há "outros condimentos para ser-se kibhá".
Frequentar juntos a iniciação masculina (onzo imema), ter nascido no mesmo período, enfrentar juntos e com galhardia um desafio ou um perigo, frequentar junto as casernas, ter empatado uma disputa, (independente da idade), etc., são atributos para que dois ou mais indivíduos se sintam e se tratem como homólogos. Isso leva a que alguns de idade superior sejam considerados "kibhá" de indivíduos mais novos e vice-versa, dependendo do retardamento ou precocidade em termos de desenvolvimento psico-social e físico.
Mas, entre os povos ribeirinhos de Kuteka, nem tudo se resolve entre os "kibhá". Um mais velho o é em todas as circunstâncias. Os mais novos, por exemplo, não devem pronunciar dislates perante os mais velhos e se devem ausentar se esses estiverem em conversa que apenas diga respeito aos pares daquela faixa etária/social.
Os mais novos são (considerados) "serventes" dos mais velhos au passo que estes, os makota, são defensores automáticos dos mais novos, quando necessário.
O soba é ainda a autoridade máxima, sendo que ao kañane (ngana que governa a partir de Mbanze-yo Teka) são remetidos assuntos cuja solução transcenda as competências dos primeiros. Querelas que vão desde injúrias, ateamento de fogo em coutada colectiva, pagamento de dívidas, ofensas corporais e até homicídios são, geralmente, reportadas ao soba que os julgamentos segundo a tradição e o direito consuetudinário, resultando em pagamento de indemnizações por parte do ofensor ao lesado.
 
Os povos de Kuteka, comuna de Munenga, município do Libolo, são pescadores, agricultores, pequenos criadores de gado de médio porte (cabras, ovelhas, porcos), pequenos avicultores (galinhas, patos) e ainda praticam a recolecção em escala residual. A pesca é feita no rio Longa, o principal da região, e em outras ribeiras onde os cardumes abundam. Têm laços de parentesco com os Kipala (Kibala), com quem conservam proximidade geográfica e afinidades linguísticas, sendo muitas vezes confundidos mais com esses do que com os kalulenses. Têm igualmente laços com os Kisama, Kindongo, Kilenda e Karyangu.

NOTA: dentre os régulos (kañane) de Kuteka, conta-se Kanyanga Masaka ou Ñana Ñunji (meu homónimo avô)

Texto publicado (parcialmente) no Nova Gazeta de 12.04.2018 e Jornal Cultura de 22 de Maio/18

Sem comentários: