Número total de visualizações de páginas

domingo, outubro 15, 2017

SATISFAZER E IMPRESSIONAR

A abordagem contemporânea sobre Qualidade (uso de procedimentos tipificados no fornecimento de serviços ou produção de bens no tempo certo, para o cliente certo a quem se deve satisfazer) aliado à concorrência organizacional e pessoal (Capital Humano) requer de todos nós, pessoas e organizações, um agir cada vez mais responsável e um afinar constante do que se entende como Qualidade.

Os tempos modernos, de muita concorrência empresarial e humana (o capital humano pleiteia por escassas oportunidades de emprego seguro e bem remunerado) obrigam o capital humano a comprometer-se com o trabalho, de tal sorte que para além de satisfazer seus clientes e utentes também os impressione e surpreenda com algo inovador inesperado, ir para além da mesmice esperada.

Ainda essa semana, ouvi de uma jovem consultora que "por mais que o ordenado se atrase, o individuo trabalhador não deve apresentar resultados mediocres ou tarefas mal executadas, como se tivesse desaprendido a trabalhar". Essas abordagens e exemplos positivos devem ser disseminados. Particularmente tomei boa nota e achei oportuno partilhar consigo.

Até ao último dia do contrato devemos procurar executar as tarefas com o mesmo esmero e dedicação, como se fosse o primeiro dia, aquele em que, normalmente, se quer mostrar ao patrão ou ao superior hierárquico que não fez opção errada em contratar-nos, pois somos reforço e não esforço.
É preciso ser-se sempre o mesmo. Aliás, já ser o mesmo não basta.

É preciso deixar de ser sempre o mesmo, pois "andar já significa estar atrasado". É preciso correr à velocidade das mutações do mundo moderno. Ser o mesmo já não basta. É preciso transfigurar-se positivamente. Ser inventivo e surpreendente, no bom sentido, quando se trate de atender e executar as tarefas que lhe são acometidas. É preciso procurar por soluções inovadoras, queimando "gorduras" e simplificar procedimentos.
Imagine uma boa sanduíche que contenha ovo e presunto: para além dos cereais e sal, dois animais contribuem para que se faça a sanduiche. A galinha, envolvida fornece o ovo. É como aquele funcionário que apenas comparece para assinar o livro de ponto e aguardar pelo ordenado. O porco, porém, comprometido, dá a vida para que haja presunto. É sinónimo do funcionário que veste a camisola e com ela transpira. Não se fica pelo registo da presença ou realização de uma tarefa.
Pense em como fazer mais e melhor, com menos recursos. Para além da eficácia, procura a eficiência. Hoje, em todos os sentidos, é preciso ir além da satisfação do utente/cliente. É preciso criar nele uma impressão positiva, surpreendê-lo com algo mais, inesperado. É dessa acção responsável e coerente que depende o nosso sucesso e o sucesso da nossa Organização.
Bem haja!
 

Sem comentários: