À partida todos. As altas lideranças devem definir as linhas orientadoras. As lideranças intermédias fiscalizar a aplicação dos objectivos tendo como porta-bandeiras todos os colaboradores directos e indirectos da instituição.
As instituições empresariais devem ser cuidadas como a nossa própria casa: Limpa, arejada, pintada, respeitosa e respeitada.
Cada um de nós é e deve sentir-se um forjador da imagem empresarial através das suas acções: difundindo o papel positivo da empresa, transmitindo o orgulho de nela pertencer, preservando o seu património corpóreo e incorpóreo, a sua cultura corporativa, manuseando de forma correcta os seus instrumentos de comunicação interior e exterior, mantendo uma relação sadia com os públicos, entre outros aspectos.
É preciso ter em conta que a forma como cuidamos de nós, da nossa casa e ou da nossa empresa tem reflexos directos no modo como as pessoas e a sociedade nos recebem e nos encaram.
Castro Neves, renomado consultor em imagem escreve no seu site, www.imagemempresarial.com, que “Em geral, as instituições não têm boa imagem na sociedade… Os poderes públicos, as empresas, e muitas das profissões não têm boa reputação. As razões são várias. A mais importante é a comunicação inexistente ou inadequada”. Para as empresas, imagem deficiente significa perda de competitividade, menos investimentos, redução da oferta de empregos, preços maiores para os consumidores, menores dividendos para os accionistas, menos impostos para o governo. Enfim, quem acaba pagando a conta é a própria sociedade.
A criação de uma imagem empresarial positiva, que se enquadre dentro dos valores e anseios dos seus públicos corresponde potencialmente a um retorno, igualmente positivo, destes públicos relativamente às iniciativas desenvolvidas pela empresa, sendo o ponto-chave para o sucesso de qualquer entidade empresarial. Paralelamente é o ponto de partida para a criação e manutenção de uma relação estável e duradoura, o que corresponde à fidelização dos seus públicos.
Paulo Figueiredo, outro autor, afirma que para a criação de uma imagem positiva há a reter 5 factores essenciais:
1-Factores de Imagem Visual: Correspondem a todos os suportes através dos quais uma empresa se manifesta e apresenta visualmente ao público (nome da empresa, marca, logótipo, slogan, web site, sinalética, estacionário, cartões e fardamento).
2-Acções de Comunicação: Nestas Incluem-se todas as actividades utilizadas pela empresa para comunicar com o público (Publicidade, Força de Vendas, Promoção de Vendas, Marketing Directo e Relações Públicas).
3- Suportes Físicos: Compreendem todos os locais onde a empresa desenvolve a sua actividade (instalações, escritórios, fábricas, e respectivos equipamentos de apoio).
4-Organização: É o conjunto de factores que caracterizam a empresa em termos de forma de actuação e estrutura (estrutura e organização, missão da empresa, valores partilhados, sentido de eficácia e responsabilidade perante o mercado e a sociedade).
5-Pessoal de Contacto: Engloba todos os funcionários ou elementos da empresa que a representam junto do público (dirigentes e quadros, recepcionistas, atendimento a clientes, etc.).
Cabe a cada (liderança da) empresa fazer uma análise de como se manifesta em cada um dos aspectos citados e averiguar quais os seus pontos fortes e quais aqueles em que necessariamente terá de apostar de modo a posicionar-se correctamente no mercado e desta forma conseguir captar os públicos que pretende e simultaneamente concretizar os seus objectivos corporativos.
Importa referir que a Imagem Institucional é percepção que uma empresa/corporação transmite e pela qual é reconhecida pelos seus públicos.A boa imagem da empresa na sociedade é transmitida através de todas as acções que esta efectua, tudo aquilo que consegue realizar e demonstrar, ou seja, tudo o que faz e que a sociedade valoriza. A imagem da empresa depende daquilo que a empresa é, e do que a empresa parece ser.
Os elementos que influenciam a imagem Institucional podem ser descritos como: humano, físico, psicossociológico, qualidade, identidade visual e campanhas de comunicação.
Luciano Canhanga
Consultas:
http://comunicacaomarketing.blogspot.com/
http://www.imagemempresarial.com/
Luciano Canhanga
Consultas:
http://comunicacaomarketing.blogspot.com/
http://www.imagemempresarial.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário