Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, maio 13, 2022

KILOMBO KI'ETINU

Primeira à esquerda

Originalmente Kilombo ki'Etinu, Maria Canhanga, como é conhecida, nasceu na região deKuteka, Munenga, Libolo, a 13 de Maio de 1947 (ofic).

Filha do soberano local Kitinu Mungongo e Maluvu Ndonga, cedo foi forjada para as lides de casa, cuidando de sua mãe, cuja saúde era, desde cedo, precária, e de seu irmão mais novo.

Desposada com António Ndambi (em segundas núpcias), gerou Luciano, Júlia, Elisa e Emília, tornando-se viúva em 1982.

Com a chegada e acentuação do conflito militar teve de abandonar a terra natal, em 1984, recuando, com os filhos, para Luanda onde os sustentou de pequenos negócios e agricultura nas imediações do antigo Hospital Sanatório de Luanda.

Entre 1987-93 esteve a fazer agricultura na aldeia de Pedra Escrita, gerando o seu quinto filho Cruz.

De novo, a guerra pós-eleitoral a forçaria a seguir para Luanda, permaneceu na capital do país de 1993 até 1998.

Nessa altura, já ela avó, surgiu-lhe a preocupação de manter o campo como recta-guarda para alimentar os filhos e netos na grande cidade (Luanda), regressando à aldeia de Pedra Escrita e entregando-se, apesar da idade crescente, à lavoura.

Em 2015 é atingida por uma severa e irreversível cegueira, o que obrigou o filho mais velho a levá-la para Luanda, para tratamento e acompanhamento médico, dando-lhe uma pequena moradia adaptada às condições de mobilidade condicionada. Vive no Zango 4-B, (Projecto Chicala).

* Bio em construção

Sem comentários: