Número total de visualizações de páginas

terça-feira, dezembro 26, 2017

INFLUÊNCIA DA MEDIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA COLECTIVA

Foto de Luciano Canhanga.
A convite dos organizadores, no dia 26.12.17, falei sobre "A influência da media na formação de consciência colectiva".
Referi que os media têm de ser responsáveis e se comprometerem com a verdade, equidistância e isenção.
Atestei que os jornalistas devem saber: de quem é o órgão, que objectivos pressegue e qual a linha editorial.
Acrescentei que devem saber ainda identificar e diferenciar medias generalistas, de especialidade e doutrinários. Só assim saberão qual o seu pape...l no media e se estarão a fazer jornalismo ou alguma espécie de propaganda...
Exemplifiquei que aqueles menos formados e menos informados acreditam piamente no que se veicula nos media e no que dizem os jornalistas como se fossem verdades acabadas. Até nossas crianças, em casa, as vezes relutam em corrigir aspectos linguísticos e científicos que lhe tenham captado dos media com o argumento de que "disseram na rádio, li no jornal ou vi na tv".
Recordei as três missões básicas da media: informar (com verdade), formar (com bases científicas) e entreter (com responsabilidade), sendo que maus conteúdos ou conteúdos manipultórios podem influenciar negativamente a sociedade, assim como a "boa árvore produz frutos excelentes".
 
|Orlando e Luciano são líderes carismáticos de duas formações políticas antagónicas de maior expressão. Em véspera de eleições com o tom de voz em alta e com algumas confrontações entre simpatizantes, um deles profere palavras hostis, podendo acender a pólvora e afectar a estabilidade política e social do país. A media emite ou Omite os dislates?|

Foto de Luciano Canhanga.
Como recomendação final, pedi aos jornalistas e candidatos a jornalistas que lessem as dez teorias da manilulação através dos mass media de Avran Chomsky, pois a heterogeneidade da assistência não me recomendava fazer recensões sobre o respeitivo conteúdo. Tb procedi alterações significativas ao que havia preparado para "uma conversa entre jornalistas", porque fui confrontado com mais de quinhentas pessoas na sala, não sendo jornalistas, ou seja, pessoal não especialista.
 
Imagens "roubadas" do mural do Emanuel Bianco

 

Sem comentários: