Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, julho 07, 2010

A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA NA RECOLHA DE INFORMAÇÕES

COMUNICAR: Não é mais do que manter o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objectos. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.

Indubitavelmente a língua é dos elementos imprescindíveis para o exercício da comunicação. Para um colector de informação dominar a língua do seu informante é uma grande “arma para atingir o alvo". Porém, para além da língua é importante buscar a empatia que é “o conhecimento de outrem especialmente no seio social”.

Assim sendo, é preciso encontrar, antes da colheita de informações, um clima de confiança entre o entrevistador e o entrevistado, de modo que a conversa flua sem constrangimentos. Para buscar empatia bastará identificar elementos comuns entre ambos, tais como uma mesma procedência, mesma língua, semelhança de elementos culturais, mesma nacionalidade, ancestralidade, etc.

As pessoas gostam de ser tratados de acordo aos ditames da sua cultura, religião, hábitos e costumes. Adaptar-se a eles é o melhor caminho para uma comunicação fluída e sem ressentimentos.

Embora a comunicação possa ser feita numa língua que o entrevistado domine pouco (por não ser a língua de comunicação habitual), uma saudação na língua local, uma vénia habitual ou o cumprimento de um ritual da região são elementos aproximadores e desinibidores.

Sem comentários: