Número total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 14, 2007

NGOYA OU KIBALA EIS A QUESTÃO


ECHE NI? QUEM SOMOS NÓS (os Kibala)

Debruço-me hoje sobre o nome da língua dos Kibala ou seja a língua que se fala na Kibala e arredores. (Incluo aqui todos os povos do Kuanza-Sul que não se considerem Ambundu ou Ovimbundu, povos e línguas com as quais os Kibala mantêm empréstimos).

Enquanto garoto ouvi sempre de minha mãe, meus avós e demais membros da comunidade (Nasci na fronteira entre Libolo e Kibala) que a expressão Ngoya se referia a indivíduos sem educação, sem maneiras, sem asseio, ou seja, uma expressão que caracteriza o individuo fora do padrão de convivência comunitária.

Ouvi também por parte de aldeões oriundos do planalto e que trabalhavam nas fazendas de café, lá no Libolo, a mesma expressão Ngoya caracterizando-nos sempre que fosse em termos depreciativos. Quando alguém fizesse algo incomum era tido como Ngoya. Mesmo nas brincadeiras "estúpidas",na escola, era assim que os filhos dos oriundos do planalto (ovimbundu) nos tratavam.

Akua nano (equivalente à expressão "os de cima" ou os do Norte) é outra expressão com que os povos planálticos se referem aos seus vizinhos e ascendentes Kibala.

Fruto destas experiências, soube sempre que ser Ngoya era estar “fora da lei” e que a expressão em si estava carregada de sentido pejorativo.

Já nos dias da minha mocidade, e em Luanda, comecei a ouvir a nova versão do termo. Designando a língua que se fala na região Central do Kuanza-Sul, ou seja na Kibala.

Daí que carrego comigo a dúvida e pretensão de esclarecer se na verdade Ngoya é a designação da língua dos Kibala.

Partindo do princípio de que os Ambundu falam Kimbundu: os Ovimbundu; Umbundu, os Portugueses; Português e etc. etc., conservando-se a palavra matriz nas duas expressões que caracterizam os povos e as respectivas línguas, por que razão haveria tanta diferença entre a designação do povo Kibala e a sua língua (no caso povo Kibala, língua Ngoya)?

A meu ver, é mais razoável que Kibala seja a língua dos povos da Kibala tal qual Nganguela é língua desse mesmo povo, no caso corrente não havendo diferença na designação do povo falante e da língua falada.

Gabriel Vinte e Cinco na sua obra “Os Kibala” faz uma abordagem sobre a origem Ambundu dos Kibala através das migrações seculares do norte/nordeste para Centro/Sul, e diz ainda não ter encontrado ao longo das suas pesquisas no terreno (motherland) nenhuma relação entre a expressão Ngoya e a língua dos povos Kibala.

Falam ainda, Vinte e Cinco e Moisés Malumbu, este último na sua obra “Os Ovimbundu do Planalto Central de Angola” sobre a descendência Kibala dos povos Mbalundu e Ndulu (Bailundo e Andulo) importantes reinos planálticos.

A ausência de referência a um suposto povo Ngoya ou uma suposta língua Ngoya leva à terra qualquer argumento que associe a expressão depreciativa Ngoya à designação da língua dos povos Kibala.

Ngoya é um termo difundido e de forma profusa pela Rádio VORGAN, primeira estação a criar um programa na língua Kibala, erradamente designada por língua Ngoya.

A partir de 2007 o canal Ngola Yeto da RNA criou igualmente um programa na língua dos povos da Kibala a que também designou por “Programa em Ngoya”.

Creio que nenhum estudo aprofundado terá sido feito no terreno para se certificar da verdadeira designação deste instrumento de comunicação, levando-nos quase a tomar tal expressão como real e comummente aceite.

Se as iniciativas das Rádios citadas tiveram e têm o seu mérito pela revalorização da língua, permitindo assim a multiplicação de falantes e uma maior reflexão e estudos sobre a mesma, urge também necessário definir, e de forma acabada, a verdadeira designação da língua que se fala na região Central do Kuanza-Sul, uma missão a que somos todos chamados.

Ngoya ou Kibala eis a questão…

OBS:
Leu o texto até ao fim? Tenha ou não gostado deixe aqui o seu comentário.

Luciano Canhanga

23 comentários:

Denudado disse...

Como deve imaginar, caro Canhanga, não tenho nenhuma resposta para a questão que coloca. Se o termo Ngoya é depreciativo, então talvez seja preferível escolher outro. No entanto, há casos em que o termo depreciativo é adoptado por aqueles a quem ele é aplicado e que, ao fazê-lo, lhe retiram essa carga pejorativa.

É o caso da palavra saloio, por exemplo, que aqui em Portugal tem um sentido pejorativo, como provavelmente sabe, mas que é assumido por aqueles a quem a palavra é aplicada: os camponeses e descendentes de camponeses habitantes da região que se estende de Lisboa para norte, numa extensão de perto de uma centena de quilómetros. Esses habitantes intitulam-se a si próprios saloios e, quando o fazem, retiram a carga negativa à palavra, porque mostram orgulho nela.

Outro caso semelhante ocorre com os descendentes dos judeus portugueses que ficaram em Portugal. O termo que foi aplicado a estes judeus foi marranos, que é um termo depreciativo, que vem da palavra varrão, a qual designa um porco não castrado. Ora os judeus a quem este epíteto foi aplicado acabaram por adoptá-lo e chamam-se a si próprios marranos, retirando à palavra o seu sentido negativo. Resultado: hoje, a palavra marrano é usada em Portugal sem o sentido negativo que teve inicialmente.

Será que acontece, ou pode vir a acontecer, o mesmo à palavra Ngoya em Angola?

Um abraço e votos de que consiga um novo emprego (se ainda não o conseguiu) à medida dos seus desejos.

Denudado

P.S. - O seu novo pseudónimo, Mesumajikuka, é de kimbundu? O seu significado não será, mais ou menos, "olhos abertos", com o mesmo significado que "olho atento"? Estou certo ou estou errado (como dizia uma personagem de uma telenovela)?

MESUMAJIKUKA disse...

Denudado,
Quero no mínimo entender as suas razões para o ponto final ao seu blog.
Tentei deixar a minha gratidão quanto ao comentário a esta matéria sobre a língua dos Kibala, mas fui infeliz. Cheguei tarde.
O Camarada (se me permite o termo)deixa exemplos claros de que embora depreciativo o termo Ngoya pode até ser bem digerido por aqueles a quem se destina.
Muito obrigado. Exemplos que deixa e que podem ajudar a estancar falsos problemas.
Quanto à questão que coloca sobre o novo nome: Resposta sim.

S. Canhanga

Anónimo disse...

Teu esforço eh super importante neste assunto. Continue
na pesquisa que tarde ou cedo e com certa definição se
podia encontrar a matrix de consenso.
What that is, nobody knows yet, maybe and just maybe
you have been much closer to that complex historical
truth than you have had imagined.

Good luck,
Bany

Anónimo disse...

Oh, Luciano!Munenga, onde nasceste, é fronteira entre
Libolo e Kibala?

Anónimo disse...

Olá Luciano!
Deve investigar um pouco, da vida dos Kibalas, a partir da Guerra de Calulo. Pois na época, contavam os mais velhos que a Kibala ficara muito afctada com a guerra e os Calulos desceram e passaram a viver na Kibala, até então, diziam os mais velhos, os Kibalas eram tezos! ninguem fazia farinha com eles. Mas isso era uma fama que durou até 1975.Porém no Cariango havia essa mesma fama em relação às mulheres!
É ruim! Pudera é do Cariango!
é verdde.
Um abraço
São

MESUMAJIKUKA disse...

Artigo publicado no semanário Cruzeiro do Sul, edição de 3 a 10 de Maio de 2008.

MESU MA JIKUKA disse...

Acrescento a este debate um extracto do texto publicado pelo Rev. Gabriel Vinte e Cinco numa das edições do Jornal de Angola de Dezembro 2008
E ele diz, que há "um total de 102 variantes ou dialectos no país".

E continua: ..., gostaria particularizar o Kwanza-Sul que a princípio conta com apenas 9 variantes, mas com o último levantamento feito pelo Instituto Nacional de Línguas, aquando do seu encontro que teve lugar na cidade do Sumbe, de 10 a 12 de Março de 2008, o quadro sofreu algumas alterações que abaixo (referencio).

A província do Kwanza-Sul é constituída por dois grupos etno-logicos que são: Ambundo e Ovimbundo.

a) Ambundo: Kissama, Lubolo, Haco, Sende e Kibala.
b) Ovimbundo: Phinda ou Mussumbe, Omomboim, Mussele e Balundo.

Entretanto o encontro de Março introduziu as seguintes alterações:
-Descobriu mais uma variante falada por um pequeno grupo de pessoas que se encontra no centro da cidade de Porto-Amboim com o nome de Ndongo, outrossim os representantes dos municípios do Amboim, Porto-Amboim e Sumbe, defenderam-se como sendo os pertencentes ao grupo Ambundo e não Ovimbundo assim como os participantes corrigiram os termos: Omomboim, para Mbuim e Mussele para Hele.

Por isso, o grupo Ambundo foi acrescido de mais três (3) variantes tendo ficado assim:
Ambundo no K.Sul- Kissama, Lubolo, Haco, Sende, Kibala Mbuim, Phinda ou Mussende e Ndongo(8) e Ovimbundo com apenas duas variantes no Kwanza Sul, que são: Hele e Balundo.

Finalmente, o professor Doutor Watumene Kukanda director geral do instituto nacional de línguas dizia a dado momento, e eu cito: “ A variante com maior número de falante, é a variante da região”, fim da citação.

Posto isso, não encontramos em nenhum documento a suposta língua Ngoya. O termo Ngoya é altamente pejorativo: (Bárbaro, Sujo, Ignorante e Guloso).

A variante com maior número de falantes chama-se Kibala. Ela abrange os municípios de Waku-Kungo, Ebo (Hebo), e atinge uma parte da Kilenda e a parte sul do Libolo. Factos e contra factos não há argumentos.

Anónimo disse...

Usually, a brand new website takes about six months to one year to appear
in the SERPs of Google, assuming the service provider is worth their salt.
Spend some time to design a good-looking 404 page,
site offline page, etc. You can then take
a hard look at the companies that come up for that particular
keyword. The only thing that cannot be "fixed" later is
your blog and post titles. Is professional search engine
marketing the thing that you need. It would cut the marketing project
to fit it into your budget. Identify your niche audience and be an active member on the forums and blogs.
Second tool for power suite is website auditor. Isn't that something you and your business should be a part of. Be sure that the SEO outsourcing company you hire is capable of communicating properly. So, most move slowly when deciding on who becomes the company's SEO.
), watching movie trailers or other people's funny animal videos. The SEO agencies must take care of the fact that the traffic is getting converted to potential customers. Immediately the word free caught my eye. Create a general, high-level category in which you want to manage all phrases'for example 'global,' 'online,' 'channel,' and so on.

The sooner a site is presented in the search result,
or the higher it “ranks”, the more searchers will visit the site.
Law firms face various challenges and have issues in remaining at the top in the market.
SEO content is a huge deal in today's online oriented business world. The internet has become an integral part of our lives that according to the latest statistics, almost 1 billion Americans access the internet. If customers like what they see, they just might go on reading.

my blog post: Portland Project - WolfgangB

Anónimo disse...

With dοzens of rаԁiо apрѕ for i - Phone
aνailable in i - Tunes, there іs an app for every category
of musiс lover to love. Аnοthеr thіng уou'll need is some strength to endure, because there'ѕ а
good chance you'll be your own producer for the show or perhaps the best producer the show has. Even if you have a good two way radio, it isn't baԁ to have sοme
κind of reсeіѵе оnly
rаdіo to gеt infοrmation on.


mу weblοg www.martiangames.com

Anónimo disse...

Yet another first person shooter game this time around, but the first Far Cry was quite good.
'The tears of mankind have not washed away man's desire to kill.
If you have ever tried to kid yourself that everything will be fine and glossed over certain issues because you wanted to avoid them, or
did not know how to deal with them. As a rule of thumb, if an app has been successful in i - OS or Android format,
it is likely to also be found on Windows
Marketplace. I'm hoping that all of you smarter ' more learned authors out there have a way to
describe the intensity of this desire that you must have to journey in your own recovery.

It is hard to believe that we are unable to provide the minimum
required comfort to our old ones, destitute women and even orphans.
This was the time when broadband internet was
still in its infancy and uploading the revised pages could be nothing short of tedious with a slow phone line connectivity.
FIFA has stated that a player named as a goalkeeper can only play in
goal and that this rule will be enforced. Dependency enslaves you, giving others the
ultimate power over how you perceive and feel about yourself.
For people from non technical background these things look
like rocket science.

Also visit my web site simply click the next website

Anónimo disse...

What's up it's mе, I am also visiting this website rеgulаrly, this ωеb pagе is геаlly
faѕtiԁious and the viewегѕ are rеally shaгіng
ρleаsant thoughts.

Also νisit mу wеbsite: Techno Musik
My web site > simply click the up coming website

Anónimo disse...

I love what you guys tend to be up too. This sort of clever work and reporting!
Keep up the very good works guys I've incorporated you guys to my blogroll.

Here is my homepage: Learn Even more

Anónimo disse...

The most important thing to know when you are selling an account
is where you are going to sell. A look into some of the best Star
Wars apps to be found on i - Tunes, including games,
fun soundboards, books, and more. Even when things seem hopeless, Kiko's narration provides some great comedy relief.

Also visit my page kostenlos spielen ohne anmeldung

Anónimo disse...

The most important thing to know when you are selling an account
is where you are going to sell. If you want to enjoy the game thoroughly then you need to get on board of a reliable online bingo site to get the maximum
enjoyment as well as benefit of the game. You'll have to keep the phone close (on the bed or in an armband) for the app to work.

Also visit my blog :: internet radio

Anónimo disse...

And then, you'll probably see that the battery's charge won't be as durable as before. Remove other nearby wireless devices, such as a cordless or cellular telephone and make sure the mouse is at least eight inches away from a wireless keyboard. Rechargeable batteries last longer than single use batteries before disposal and reduce the number of batteries you buy.

Also visit my web site internetradio
My page > http://identi.ca/irissusan12

Anónimo disse...

Essentially, it is usually drastically more
affordable in the event you exchange the actual battery
oneself, as opposed to finding a storage area to get it done.
The Lenmar 1530 m - Ah for the Amazon Kindle 1 e-reader is the first choice for consumers.
While the older 17 inch Mac - Book Pros lack the
benefits of the unibody design, they do have the added feature of user-replaceable batteries.


Here is my blog: kostenlos spiele spielen

Anónimo disse...

On the flip side, I've also corrected these mistakes and the results have been phenomenal. If you're like me, having a Facebook account has definitely made it
easier to keep in touch with family and friends around the world.
And' if you are granted benefits, you may be asked to serve a 5-month waiting period BEFORE you can get any benefits at all.

My site Permalink
Also see my page: erfahrungen likes kaufen

Anónimo disse...

I don't know if it's just me or if everyone else experiencing problems with your blog.
It seems like some of the written text within your posts are running off the screen.
Can someone else please comment and let me know if this
is happening to them as well? This could be a issue with my web
browser because I've had this happen before. Kudos

Look into my website: online metronome.

Anónimo disse...

I like the ѵаluable infο you providе to your аrticles.

ӏ will booκmaгk yοuг weblоg
and test again right hеre regularly. I'm quite certain I'll be
told a lot of new ѕtuff rіght right here! Вest of luсκ for the next!


My ωeb-site; iphone repair malaysia

Anónimo disse...

This pіесe of writing is truly a goοd one it assіsts neω wеb visitors,
ωho aгe wishing in fаvοr of blogging.


mу blog ρoѕt - iphone repair

Anónimo disse...

I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored material stylish.
nonetheless, you command get got an impatience over that
you wish be delivering the following. unwell
unquestionably come further formerly again as exactly the same
nearly a lot often inside case you shield this
hike.

Also visit my website book of ra android kostenlos :: genabedar.xanga.com ::

Anónimo disse...

I love your blog.. very nice colors & theme. Did you make this
website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz reply as I'm looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. thank you

my web blog new cellulite treatment

Anónimo disse...

What's up, just wanted to mention, I loved this blog post. It was helpful. Keep on posting!

Here is my web blog - best cellulite treatment