Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, outubro 05, 2011

O PAPEL DO CASAMENTO NA SOLIDIFICAÇÃO DAS FAMÍLIAS (SERMÃO)

Data: 18 de Setembro de 2011
Lugar: Igreja Metodista Unida em Angola (central de Saurimo)


… Base do sermão: Salmos 127:1…

Prezados irmãos, muitos de nós estamos na igreja e ouvimos determinadas palavras que não sabemos o significado. Temos um pastor que é bastante pedagógico e de quem devemos seguir exemplos.

Leigos, prezados irmãos, é uma palavra que provém do grego "Laos theon" e significa o "Povo de Deus". São os membros da Igreja que não são ordenados, isto é, que não são pastores. Esta distinção tem a ver com a separação bíblica entre pastor e ovelhas (At 20:28-31. Na igreja metodista os leigos escolhem entre eles um guia, que é o guia leigo, coadjutor do pastor (ordenado). Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o Evangelho, bem procurar o Reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus.

...
Depois desta introdução que era importante, porque hoje é o nosso dia, quero agradecer ao pastor, por me ter cedido o púlpito que é próprio para os consagrados e não para os leigos.

Da última vez em que fui usado como instrumento de Deus para falar ao seu povo dissertei sobre a missão evangelizadora a que fomos todos incumbidos.

Hoje, dia do leigo metodista, orienta-me Deus que fale ao seu povo sobre o lar, sobre o matrimónio e sobre a família coesa na igreja e na sociedade, enfim, falar sobre a missão dum leigo na igreja de Cristo e na sociedade.

Em tempos ouvimos, aqui mesmo, a grande lição que nos deram as crianças, os nossos filhos, quando do seu dia. É chegada a hora, para nós, pais e mães metodistas de Saurimo, olharmos para nós mesmos e dizermos se somos dignos ou não de sermos pais dos filhos que temos, em casa, na igreja e na sociedade. Por isso, trago uma réplica aos meninos e um desafio a todos os papás e mamã.

Os meninos pregaram sobre a obediência que devem a seus pais, apelando-nos para que não levantemos a ira de nossos filhos. E para que façamos das nossas famílias coesas, felizes, fieis e tementes a Deus.

- Será que estamos preparados para cumprirmos com o que nos pediram os nossos filhos?

- Somos em casa, na igreja e na sociedade uma família unida e que luta para a felicidade de todos?

O Propósito de Deus para a Família

Diz a bíblia em Salmos 127:1 que "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" Significa isso que a família tem de se fundar em Cristo.

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas.

Vemos hoje famílias atormentadas por conflitos e arrasadas pela negligência e abusos. O divórcio e as separações entre casais tornaram-se comuns, significando miséria e dureza para as vítimas que são em grande medida as crianças.

Muitos homens nunca aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres fogem dos seus papéis dados por Deus.

Há pais que não têm nenhuma ideia de como preparar os seus filhos e vão assistindo os filhos a rebelarem-se contra a autoridade paternal e do Estado.

Outros pais simplesmente abandonam o seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Haverá uma solução um dia para os problemas que afectam os nossos lares?

Se formos ao livro de (Génesis 2:24) veremos que a família começa com o casamento. Quando Deus criou Adão e Eva revelou o seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem o seu pai e sua mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". Este plano é tão claro que, milhares de anos mais tarde, Jesus reafirmou que ainda é o plano de Deus. Jesus citou o versículo 24 de génesis 2 e acrescentou, segundo (Mateus 19:6), que" o que Deus ajuntou não o separe o homem".

Prezadas irmãs e irmão em Cristo,

Casais unidos diante de Deus através do casamento gozam o privilégio de terem filhos, e é um propósito básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias completas com pai e mãe. É isso que nos diz o livro de 1 Timóteo 5:14.

A paternidade e maternidade solteira, que se estão a tornar moda nas nossas sociedades é um afastamento do plano de Deus que terá sérias consequências para as gerações vindouras.

Vejamos então, caros irmãos, os Papéis Dados por Deus Dentro da Família:

A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua protecção. Ele, o marido, tem de trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1 Timóteo 5:8).

Os maridos devem tratar as suas esposas com respeito e honra. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7 “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.”

Mas não é tudo. Em Colossenses 3:19, a bíblia diz ainda aos homens que “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.”

Enquanto os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar os seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser para além da formação, a salvação eterna. E esta é a missão do leigo metodista, buscar a salvação para si e sua família.

Guiar os filhos no caminho do senhor. Trazê-los à igreja aprenderem os caminhos de Cristo, o catecismo, serem baptizados e tornarem-se nos continuadores desta obra.

Mulheres: Esposas e Mães

Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar o seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida.

Como devem as mulheres tratar os seus maridos? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.”

Deus instrui as mulheres para mostrarem uma terna afeição aos seus esposos e filhos, e a ser honestas e fiéis donas de casa. É isso qo que podemos ler em (Tito 2:4-5). Deus pede que se tenha uma elevada estima à mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe, porque é isso que lhes faz valer o respeito e apreciação do marido e dos filhos (Provérbios 31:11-12,28).

E os Filhos, devem ser seguidores obedientes a seus pais e devem honra-los.

Desta feita, o único caminho pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros.

Para ter um bom casamento, o ideal é resolver imediatamente as diferenças. A Bíblia diz em Efésios 4:26 “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.”

Para que uma família seja eternamente feliz dependerá da vigência do casamento… Que a bíblia recomenda para que seja eterno. (Romanos 7:2)

Amados em Cristo,

Muitos estarão já a olhar para o relógio. Não me alongarei.

Cada um de nós deve olhar, não para o irmão ao lado, mas para as suas próprias obras e ver se estão em conformidade com o que nos manda a bíblia.

- O Papá ou a mamã que faz uso excessivo de bebidas alcoólicas que exemplo dá aos seus filhos?

- O papá ou a mamã que no sábado está no Kimbanda e no domingo na igreja acha que está a ser exemplo de bom cristão para a família metodista e para as crianças em casa?

- O jovem ou a jovem metodista que tem mais de um parceiro acha que está a ser um bom exemplo para o irmão ou a irmã mais nova?

E que tal dos pais que se entregam apaixonadamente aos deleites carnais?

São temas, para reflectirmos, todos nós, no nosso dia-a-dia.

Irmãs e irmãos em Cristo,

Estamos aqui porque temos consciência da nossa impureza, mas temos que procurar atingir a perfeição ou estarmos próximo dela. Essa tem de ser a nossa luta, mesmo sabendo que tal meta é difícil de atingir. Um aluno tem de procurar ser o melhor entre os colegas. Um cristão metodista tem de procurar, igualmente ser recto.

Por outro lado, e já a terminar… Caros irmãos, é só mais um minuto.

Somos leigos e temos de pregar sobre aquilo que preocupa o leigo. O pastor tem de saber quais são as nossas dificuldades enquanto ovelhas do seu rebanho para que nos possa ajudar…

Temos nos esforçado no sentido de honrarmos a grande obra do nosso pastor fazendo com que quando o reverendo Isaias Sozinho partir para outra missão evangelizadora deixe infra-estruturas erguidas em Saurimo.

É bom que tenhamos um templo que dignifique a Central de Saurimo, mas a igreja física precisará de um rebanho humano espiritualmente ciente e coeso.

Entre as obras que devem honrar e orgulhar um pastor consta o número de baptismos e casamentos celebrados. Será que nós, os membros da Igreja Metodista Central de Saurimo temos ajudado o pastor a atingir estes marcos?

 Se o pastor estivesse presente eu perguntar-lhe-ia: Sr. Pastor, a sua caderneta pastoral está bem recheada?

 Mamãs e papás, tragam as crianças ao pastor e façam-nas baptizar.

 Jovens namorados, casem-se e formem famílias coesas e protegidas pelo nosso grande Sentinela que é o Cristo.

 Papás e mamãs que viveis ainda no pecado, ou seja maritalmente, casem-se!

Em três frases:

- É importante que nos convertamos e nos façamos baptizar para que sejamos homens transformados e cristãos metodistas convictos.

- É importante que as nossas famílias sejam fundadas em Cristo, com base no que a bíblia nos recomenda.

- É importante que ao lado da fé estejam as nossas obras. Que pratiquemos a caridade e que ergamos os nossos templos enquanto lugar de adoração do nosso Deus verdadeiro, que há-de vir.

---Oração---

Óh Deus, tu que imperas nos Céus e na terra, tu que conheces as nossas limitações humanas, se me permitiste abrir a boca perante o teu povo, faz com que caia chuva e se fertilize a terra. Faz com que esta semente lançada ao teu povo germine e dê frutos. Amém!


4 comentários:

Soberano Kanyanga disse...

Sermão censurado. Acompanhe o proximo post.

Anónimo disse...

Hi there everyone, it's my first visit at this website, and paragraph is really fruitful designed for me, keep up posting such articles.

My blog: htc sensation xe цена

Anónimo disse...

If you desire to improve your familiarity simply keep visiting this website and be updated
with the newest information posted here.

Check out my site ... htc incredible s cena

Anónimo disse...

Thank you for some other wonderful post. The place else
may anybody get that type of information in such
a perfect manner of writing? I've a presentation next week, and I am at the search for such info.

Here is my blog post :: htc one x cena